1 - Quem pode solicitar empréstimo na Derminas? 

Os participantes, inclusive autopatrocinados, e os assistidos, com idade entre 21 (vinte e um) e 70 (setenta) anos, estão habilitados à obtenção de empréstimo “simples” pelo prazo de 3 a 48 meses, desde que tenham margem consignável na SEPLAG/MG e na Derminas.

Em caráter especial, o prazo para empréstimo para participantes e assistidos com idade acima de 70 anos observará as faixas etárias assim definidas:

·         De 70 a 74 anos: até 36 meses;

·         De 75 a 79 anos: até 24 meses; e

·         Acima de 80 anos: até 12 meses

 

2 - Como posso solicitar o empréstimo? 

O mutuário participante deverá preencher e assinar o contrato de empréstimo, a autorização para desconto em folha de pagamento, conforme o Anexo II-A do Decreto Estadual 45.548, de 11/02/2011, com firma reconhecida em cartório ou autenticada por Unidade do DER/MG ou da SEPLAG/MG porventura existente na cidade, anexando cópia dos contracheques dos 3 (três) últimos meses.

O mutuário assistido deverá preencher e assinar o contrato de empréstimo e a autorização para desconto em folha de pagamento, conforme explicitado no verso do contrato.

Enviar a documentação para a Derminas, podendo para isso utilizar o serviço de malote das Coordenarias Regionais ou o Serviço de Protocolo da Sede do DER/MG.

3 - Quantos empréstimos o participante poderá ter na Derminas? 

O Regulamento em vigor permite somente um empréstimo por participante, assistido ou autopatrocinado, podendo ser renovado a partir do momento em que o mutuário tiver quitado, pelo menos, ¼ das parcelas do empréstimo, mediante incorporação do saldo devedor ao novo contrato.

4 - Quais as formas de recebimento do valor do empréstimo? 

Os valores dos empréstimos serão creditados em conta corrente do mutuário solicitante, preferencialmente no Banco do Brasil.

5 - Como é que fico sabendo quantas prestações restam para o término do meu empréstimo?

Esta informação poderá ser obtida no contracheque do mutuário (exemplo: 012/036, significa 12 parcelas pagas e 24 parcelas a pagar) ou consultando o Setor de Empréstimos da Derminas.

6 - Posso quitar parte do saldo devedor de meu empréstimo?

Não. A quitação antecipada somente poderá ser feita no valor total do saldo devedor, sendo reduzida no valor correspondente aos juros que não foram devidos. 

7 - Posso colocar o endereço da CRG na proposta de empréstimo?

Não. O endereço deverá ser o da residência do mutuário, objetivando com isso manter seu cadastro atualizado. Entretanto, se você preferir receber a 2ª via de seu contrato de empréstimo no DER/MG, a Derminas poderá remetê-lo, via malote, para a CRG indicada explicitamente. 

8 - Quais as datas de liberação de empréstimo e o prazo para envio da proposta?

Para as propostas recebidas até o final do expediente das segundas-feiras, os respectivos empréstimos serão liberados às quintas-feiras.

9 - Quanto posso solicitar de empréstimo e quais os prazos mínimo e máximo para a sua quitação?

Os prazos dos empréstimos pessoais são de, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 48 (quarenta e oito meses) com parcelas mensais e iguais.

Para os participantes o valor do empréstimo será calculado pela média aritmética dos contracheques dos 3 (três) últimos meses anteriores à data do pedido e o valor das parcelas mensais iguais, estará limitado a 25% (vinte e cinco por cento) do líquido recebido, desde que “o novo líquido a receber” fique igual ou superior a 30% (trinta por cento) do total de vantagens (exceto eventuais e atrasados) e confirmação da margem consignável pelo sistema “consigweb” da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais.

Já para os assistidos, o valor do empréstimo é calculado com base no salário líquido e o valor das parcelas mensais iguais, estará limitado a 50% (cinquenta por cento) do benefício líquido recebido da Derminas, deduzidas eventuais diferenças relativas a meses anteriores, quando for o caso.






Avenida do Contorno, 6.064 - 1º e 2º andares - Funcionários - Belo Horizonte - MG - CEP 30110-926
Telefone Geral: (31) 2105-8500 - Fax Geral (31) 2105-8580 - CNPJ 21.855.622/0001-71
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira de 8:00 às 11:30 - 13:00 às 17:30